Fibra Óptica Subterrânea: Descubra 4 métodos para instalação

 

 

Os cabos de fibra óptica vem sendo escolhidos por grandes cidades, como São Paulo. Seus benefícios vão além da estética visual. Como já sabemos, é possível enterrar os cabos de fibra óptica. Esse processo pode ser feito em contato direto com o solo ou através de dutos.

Primeiramente, ao planejar a instalação de cabos de fibra óptica enterrados, alguns pontos devem ser avaliados. Contudo, um dos pontos cruciais é a análise do solo e da área em que o cabo será instalado, para a escolha do melhor método de instalação. A partir desta avaliação é definido se haverá a necessidade de proteger os cabos através de dutos, ou se eles poderão ser diretamente enterrados.

Cabo ARE – ZTT

O Cabo ARE da ZTT, por exemplo, pode ser utilizado para aplicações subterrâneas enterradas diretamente em contato com o solo ou dentro de dutos. Uma ótima opção para quem quer diminuir custos com instalação, porque pode ser diretamente enterrado.

Cabo ARE – ZTT CableEm seguida, apresentamos 4 métodos de instalação de cabos subterrâneos mais utilizados.

1) Lançamento com Bobina Fixa

Primeiramente, o lançamento com bobina fixa é recomendado para terrenos acidentados ou em declive. Neste método de instalação, o cabo é lançado com a bobina por um cavalete que deve estar localizado no ponto mais alto do terreno. Depois disso, já no fundo da vala devem ser colocados roletes que irão facilitar o deslocamento do cabo ao longo do trecho, o que não gerará esforços sobre o cabo durante seu lançamento. Ou seja, lançamento pode ser feito de forma manual ou mecânica.

2) Lançamento com Bobina Móvel

Quando houver espaço para deslocamento ao lado da vala, o lançamento com Bobina Móvel é indicado. O cabo deverá ser estendido ao lado da vala durante todo o percurso, utilizando veículos equipados para o lançamento e, com um cavalete para bobina, o cabo deverá ser depositado na vala.

3) Método mecanizado – “Pull Down”

No método “Pull Down” utiliza-se um reboque fixo. Primeiramente, é instalado uma bobina com o cabo óptico, desenrolado por um trator que faz o lançamento direto do cabo.

4) Método mecanizado – “Chute Plow”

Por último, o método “Plow” é o mais utilizado para as instalações. Neste método, é utilizado um trator com arado especial que faz a abertura da vala e realiza a colocação do cabo em seu interior.

Em conclusão, seja qual for o método utilizado, é recomendada a realização periódica de medições ópticas do cabo. E isso deverá ser feito durante o tracionamento, acomodação da vala e durante o aterramento e compactação final do solo, a fim de averiguar qualquer anomalia decorrente da instalação.

Quer saber mais sobre as soluções da ZTT pode te oferecer? Entre em contato conosco via WhatsApp ou mande um e-mail para nossa equipe.

 

 

Desenvolvido por Amanda Suave – Marketing ZTT Cable.

Posted in Noticias.