Cabos de Fibra Óptica podem ser enterrados?

Sim, Cabos de Fibra Óptica podem ser enterrados! Inclusive muitas cidades vêm incentivando a instalação de cabos subterrâneos. A exemplo da cidade de São Paulo, que implementou o projeto Cidade Linda para redes aéreas, melhorando assim a aspecto visual da cidade.

Mas os benefícios da implantação de Cabos de Fibra Óptica enterrados em redes subterrâneas vão além de apenas fatores estéticos.

A princípio, redes aéreas possuem um custo inicial mais baixo de instalação. Mas a médio e longo prazo, se comparado às redes subterrâneas, o custo pode ser mais alto. É fato que os cabos subterrâneos demandam o pagamento de taxas de passagem dependendo da região que serão instalados. Mas constantes manutenções nas redes aéreas e o aluguel de postes onerosos encarecem a operação a longo prazo.

Com relação a segurança, os cabos aéreos estão mais sujeitos a furtos e conexões clandestinas, danos por intempéries, rupturas por linhas de pipa e veículos altos, além de acidentes que acarretam na queda dos postes.

A implementação de redes subterrâneas também evitam riscos ao instalador que, ao realizar instalações em postes, está sujeito a acidentes devido à altura e proximidade das redes elétricas.

Optando por esse tipo de instalação subterrânea, o provedor consegue também planejar melhor o futuro de sua rede sem depender da concessão de postes para sua expansão. É possível instalar uma quantidade maior de cabos em um único duto, dependendo de sua largura. Enquanto em um poste, a concessionária disponibiliza até 5 pontos de fixação por poste, sendo um ponto para cada provedor.

Com o avanço das tecnologias 5G e Internet das Coisas (IoT), é importante que o provedor planeje a expansão de sua rede e o futuro de seu negócio. Essas novas tecnologias exigem maior qualidade de banda e abrangência, e a implantação do Cabos de Fibra Óptica  enterrados é ideal para garantir a capilaridade e fomentar o crescimento dessas tecnologias.

Quando planejar a construção de sua rede, é necessário escolher o modelo ideal para cada aplicação. Veja abaixo os modelos de Cabo de Fibra Ótica enterrado para redes subterrâneas produzidos pela ZTT.

Cabo ARE – com proteção metálica anti-roedor

O Cabo ARE é ideal para aplicação diretamente enterrada em contato com o solo. Por não ser necessário o uso de dutos, há uma diminuição no custo de instalação.

Clique aqui e acesse mais informações.

Cabo para Duto

O Cabo para Duto, como o próprio nome já diz, é ideal para instalação em dutos, e podem ter até 144fo.

Clique aqui e acesse as informações técnicas

 


Desenvolvido por Vanessa Müller – Marketing ZTT Cable.

Posted in Noticias.