Certificação ANATEL - ZTT

A importância da certificação dos produtos de Telecom

A certificação ANATEL é obrigatória para todos os produtos e equipamentos de telecomunicações, desde um simples aparelho de celular até cabos para transmissão de dados, como os Cabos Ópticos.

Fique atento: não basta apenas o produto importado ser certificado por órgãos reguladores de outros países, é necessária a certificação e homologação da ANATEL para garantir a qualidade do produto conforme as normas brasileiras.

Todos os produtos comercializados pela ZTT do Brasil possuem certificados de homologação junto a ANATEL, atendendo as normas conforme os padrões requeridos. A certificação assegura os requisitos básicos de segurança e não agressão ao meio ambiente, garantindo qualidade, compatibilidade, operação integrada e interconexão entre as redes de telecomunicações. Produtos não homologados encontrados no mercado interferem diretamente na eficiência das redes de telecomunicação, devido a sua incompatibilidade técnica, sendo estes passíveis a advertências, multas e apreensão, isso estendendo‐se aos fabricantes, prestadores de serviço de telecomunicação, revendedores, distribuidores, e até mesmo ao usuário final.

gravação anatel_zttcable

 

Como saber se o produto é homologado?

Todo produto homologado pela ANATEL é identificado por um selo da Agência. Os Cabos Ópticos, por sua vez, apresentam o selo da Agência impressa na identificação das bobinas e também a numeração da homologação gravada em sua jaqueta externa.

Essa certificação concedida pela ANATEL, é feita por Organismos de Certificação Designados, conhecidos como OCD, no qual submetem as amostras dos fabricantes a realização de testes em laboratórios credenciados a fim de garantir os padrões estabelecidos pelas normas. Cabe à Agência certificar a homologação por meio de  reconhecimento dos Certificados de Conformidade de Produto.

Os certificados e relações dos produtos homologados por fabricante podem ser consultados pelo Sistema de Gestão de Certificação e Homologação (SGCH), que encontra‐se no site da ANATEL.

Fonte: www.anatel.gov.br

Desenvolvido por: Gustavo de Noronha – Engenheiro de Produto e Aplicação da ZTT do Brasil

Posted in Noticias.