As emendas são realizadas para a formação de um enlace óptico, seja na construção e manutenção da rede, derivação de trajetos, união de pigtail ou cabo e conexão de equipamentos, e podem ser realizadas por meio de emenda mecânica ou por fusão da fibra.
O método de fusão da fibra é o mais utilizado, pois gera uma menor perda de atenuação em relação ao método por emendas mecânicas, além de uma estrutura de soldagem mais eficaz e segura, garantindo assim a eficiência em toda a rede.
A fusão da fibra óptica é o procedimento de alinhamento e junção entre 2 fibras desconectadas por meio de um aquecimento, gerando um arco voltaico que ocasiona a união e o alinhamento núcleo/casca das partes.
Acompanhe abaixo os passos para realizar a fusão da fibra ideal.
Preparação da Fibra
Tanto para a fusão mecânica, tanto para a automática os procedimentos inicias são iguais.
1. Retire o revestimento no comprimento adequado.

2. Limpe a fibra com produtos adequados.

3. Clive a fibra usando o processo apropriado.

4. Repita o mesmo processo para a outra fibra a ser fusionada.
Fusão da Fibra
5. No caso da fusão feita automaticamente, basta ligar o aparelho, abrir a tampa (normalmente fica localizada na parte superior da máquina), inserir as fibras no motor de alinhamento e prendê-las.
6. Feche a tampa e por último aperte o botão para a fusão ser iniciada. Neste momento a fibra é automaticamente alinhada e submetida à um arco voltaico que eleva a temperatura nas faces das fibras, provocando o derretimento das fibras e a sua soldagem.

Revestimento da Fibra
7. É necessário revestir o local da fusão com um tubete feito de resina, para oferecer resistência mecânica a fusão, protegendo contra quebras e fraturas. Inseria a parte com resina no dispositivo de aquecimento (forno).

8. Feche o dispositivo e apertar o botão indicado para iniciar. Esse procedimento leva aproximadamente 2 minutos, mas varia de acordo com aparelho utilizado.
9. Retire a Fibra e verifique se o Tubete está devidamente moldado a Fibra.

Depois da fusão ser finalizada, aconselhamos avaliar as fusões. As imagens a seguir mostram o resultado que invalidam a fusão:
Algumas falhas que não afetam a transmissão óptica são aceitáveis, como mostrado abaixo:

Por fim, para assegurar que a fusão foi realizada com sucesso, sempre teste usando um equipamento calibrado, de preferência um OTDR.
Clique aqui e conheça a linha completa de cabos ópticos da ZTT.





